Nos tempos de hoje, é indispensável o uso de energia elétrica, ela se tornou uma necessidade na vida das pessoas, visto que as atividades humanas destes novos tempos dependem muito deste recurso, se caso tivesse uma disponibilidade nas redes de energia, poderia afetar significativamente a economia de um país e se não do mundo.
O Sistema elétrico de potência é considerado uma das mais complexas criações do ser humano, para entendermos melhor sobre o sistema, vamos apresentar algumas informações sobre o tema.
O Sistema Elétrico de Potência, é normalmente abreviado por SEP e é definido pelo sistema que transporta e interliga a energia desde os produtores aos consumidores de energia, suprindo assim as demandas necessárias de energia, seja ela comercial, residencial ou industrial. Mas como isso é feito? A energia é interligada por meio de linhas de transmissão e distribuição, onde através das subestações a tensão da energia é elevada ou abaixada por transformadores. A estrutura SEP é dividida em 3 subsistemas, a geração, transmissão e a distribuição.
O Sistema de Geração é o sistema no qual há diversas unidades geradoras de grande porte, sua tensão normalmente é na faixa de 30kV, existe no Brasil um parque gerador onde predominasse a geração por usinas hidrelétricas, apesar de existir outras fontes de energia. A principal função do sistema de geração é transformar alguma força de trabalho em energia elétrica, não somente da água como nas hidrelétricas, mas como a queima de algum combustível com na geração termoelétrica, os ventos através da geração eólica ou a luz solar como nas usinas fotovoltaicas.
O Sistema de Transmissão é o sistema que transporta a parte robusta da energia, normalmente se encontra altas tensões e por isso minimiza ao máximo as perdas de potência, ela vai transportar a energia dos parques de gerações até as subestações que ramificara a energia e distribuirá aos consumidores finais.
O Sistema de Distribuição é pôr fim a linha que levará a energia até os consumidores finais, através das subestações que recebem por meio das linhas de transmissões a energia em alta e média tensão, passando pelos transformadores de potência que converterá a energia em um valor menor, mantendo ainda na média tensão, dependendo da demanda que o local de entrega utilizará, ela ainda será rebaixada para baixa tensão.